SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MASCOTE, FOI UM SUCESSO


Aconteceu nesta quinta feira (27), em São João do Paraíso a VI Conferência Municipal de Assistência Social em São João do Paraíso - Mascote.BA. com o tema "GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS (Sistema Único de Assistência Social)". A Conferência foi realizada no Auditório da Escola Municipal Manoel Santos Andrade e contou com as presenças do Prefeito Municipal Arnaldo Lopes, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Valtinho, além dos Vereadores Valdivino, Celinho e Neguinho de Washington, e também as presenças dos Secretários Junior Santana, Andrea Crispina, Edson Moreira, Jean Carlos, Geovan (Xêro) e os Superintendentes Mide, Carlinhos, Elisangela e Dian. Muitos outras lideranças também estiveram presentes, caso do senhor Adilson Barreto que trabalha com as finanças do município, padre Pio, pastor Almir e a presença maciça da Comunidade. 
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Rosangela Nobre, falou sobre a importância da Conferência e declarou aberta a VI Conferência Municipal de Assistência Social.
A Secretária Municipal de Assistência Social, a senhora Jaqueline Rocha, destacou a importância da realização da Conferência. "A Conferência Municipal tem por finalidade de avaliar a política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social - SUAS. Esta VI Conferência também tem por objetivo uma nova perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados que irão participar da XI Conferência Estadual de Assistência Social. Confio muito nesta equipe e tenho a plena certeza que vamos sempre trabalhar em prol das pessoas que realmente necessitam de Assistência Social" relatou a Secretária Jaqueline.
O Presidente da Câmara de Vereadores Vatinho, disse que é de suma importância a realização de Conferências no município, sendo elas em suas áreas específicas, pois isso apenas cresce a responsabilidade de cada secretário (a), para um melhor atendimento ao público e usuários que buscam estes atendimentos.
O Prefeito Arnaldo Lopes parabenizou a todos e todas da organização da VI Conferência Municipal de Assistência Social em especial a Secretária Jaqueline Rocha pelo empenho e dedicação que vem mostrando a frente da Secretaria. Arnaldo enfatizou o pedido de ajuda a comunidade, dizendo que a comunidade precisa ajudar a gestão municipal, colaborando, cobrando e também dando ideias para que as realizações aconteçam. 
"Quero que a comunidade me ajude, sei que tenho muita coisa a fazer, e com Fé em Deus vou fazer, mas preciso do apoio de cada um. Em minha trajetória de campanha sempre disse que iria colocar "gente que gosta de gente, trabalhando e tratando como gente", e disto eu não me desapego, porque sei que quem vai ao posto de saúde, não vai para passear, quem procura a Assistência Social, não vai ali pra brincar. Por isso peço a vocês comunidade, que se isso estiver acontecendo em meu governo, que fale, reclame. Eu não tenho dia e nem hora pra atender, atendo a qualquer hora em qualquer lugar, não precisa marcar horário, sou funcionário de vocês, por isso peço que me ajude a governar, seja que esteve comigo na campanha ou não" relatou o Prefeito Arnaldo Lopes.
Arnaldo disse que as Conferências Municipais servem para que a Comunidade opine, dê sugestões e reclamações, porque é das Conferências que são tratados todos os trajetos a serem tomados durante a gestão. 
A VI Conferência Municipal teve como palestrante Clea Malta - Assistente Social - Membro do CONGEMAS - Graduada em Seguridade Social, e foi dividida no seguintes eixos: Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Eixo 2 - Gestão Democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS. Eixo 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais. Eixo 4 -  A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Foram apresentadas várias roupas e peças desenvolvidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) pelos grupos de idosos, ali representados por Dona Luzia.
Ao termino da Conferência foi apresentada um quadrilha junina representando a tradição nordestina.





































































































Por: Robert Silva
Fotos/Créditos: Paraíso na Mídia.

1 Comments:

  1. Parabéns a Administração do Prefeito Arnaldo Lopes em especial a Secretária de Ação Social Jaqueline, a comunidade só tem a ganhar

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.