SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na ultima sexta feira (28), no auditório da Escola Manoel Santos Andrade a V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE com o tema: "CONTROLE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE". 

Estabelecidas em 1998 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social, e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviços.


Estiveram presentes na Conferência, o Prefeito Municipal Arnaldo Lopes, o Presidente da Câmara Valtinho, Vereadores Everaldo, Neguinho de Washington, Celinho e Vereadora Dico, além dos Secretários Jean Carlos (Administração), Andrea Crispina (Educação) Geovan (Agricultura) Junior Santana (Planejamento) e Jaqueline (Assistência Social). Presenças também da Superintendente de Cultura Mide, do Administrador Distrital Ricardão (Paraíso), Pe. Reginaldo e Pastor Almir, vários funcionários na área da Saúde e a Comunidade.

A V Conferência Municipal de Saúde teve como Palestrantes Yolando e Alessandra Borges que trataram de assuntos voltados ao Sistema Único de Saúde (SUS), também relataram algumas dificuldades que a Saúde Pública vem atravessando na demora no atendimento para com os usuários. 
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mascote, Rosenberg, lembrou da importância da participação popular no processo. "As conferências são espaços fundamentais para o controle social e são espaços de cidadania e de democracia" afirmou Berg.
O Secretário Municipal de Saúde Edson Moreira (Sinho), destacou que as políticas públicas são resultados das Conferências e devem contemplar as reivindicações da comunidade. "Queremos que os cidadãos participem efetivamente, o que vai resultar na melhoria na qualidade de vida da população" alertou o Secretário Sinho.
O Prefeito Arnaldo Lopes destacou a importância da Conferência e pediu aos presentes e são usuários do sistema, que participem ativamente deste processo de reformulação neste novo governo. "Que vocês possam estar ajudando a gestão (como eu disse ontem na Conferência da Assistência Social), cobrando e fazendo criticas, mas que estas criticas sejam construtivas, porque só assim vamos fazer uma cidade melhor e muito melhor pra viver"

Foi apresentado o Plano Municipal de Saúde 2014 - 2017 e da rede de serviços de saúde do município e a apresentação e aprovação do Regimento Geral.
A Conferência Municipal de Saúde foi dividida em 03 (três) Eixos: Eixo 1 - Gestão e Controle Social na Saúde. Eixo 2 - Políticas Públicas com Participação Social em Nível Municipal, Estadual e Federal. Eixo 3 - Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde.

Quem também marcou presença na V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, foram os Secretários de Saúde, Wilson Maione (Camacan) e Zaine (Santa Luzia), além de outros Presidentes de Conselhos Municipais de Saúde de outros municípios.










































































Por: Robert Silva
Fotos/Créditos: Paraíso na Mídia

0 Comments:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.