MASCOTE RECEBE TÉCNICOS PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO CACAU 500
Por: Robert Silva
Publicado: 24 de Abril, 2023
Fotos/Créditos: Robert Silva
O município de Mascote, através da Secretaria Municipal de Agricultura, recebeu na última semana, a visita de Técnicos responsáveis pela apresentação do Projeto Cacau 500, com o objetivo de focar na alta produtividade e atender critérios sociais e ambientais, além de prevenir contra doenças que possivelmente podem atacar a cacauicultura.
O evento foi realizado na Fazenda Barragem e contou com a presença do Prefeito Arnaldo Lopes (Mascote), Vicente Pires (Sec. Mun. de Agricultura), Técnicos Agrônomos, Representantes de municípios do Consórcio CIMA e Produtores de várias cidades da Região: Coaraci, Buerarema, Itabuna, São José da Vitória, Arataca, Uruçuca, Camacan e Mascote.
O Projeto Cacau 500, resulta em: ALTA PRODUTIVIDADE, REDUÇÃO DE MÃO DE OBRA, COMPRA EM COMUM, REDUÇÃO DE CUSTO, VENDA DE CACAU DE QUALIDADE E PRODUTOS E TAMBÉM AUMENTO DA LUCRATIVIDADE.
Além de toda apresentação teórica pelos Produtores e Técnicos, Rosenilton e Erlon, a equipe de participantes ainda estiveram no campo de plantação para as apresentações práticas, que mostrou desde o manejo, clonagem, diferença entre macho e fêmea do fruto, sopragem e produtos que devem ser aplicados na produção para uma boa produtividade.
O Prefeito Arnaldo, ressaltou a importância do projeto, mas relatou sobre as dificuldades da implantação.
"Sabemos que é de suma importância ter uma produtividade alta do Cacau em todo Brasil para chegarmos a ser novamente o nº 1 em exportação. Mas temos um grande problema que é a falta de compromisso de muitos gestores, principalmente nas esferas. Tenho ido pessoalmente visitar os produtores/agricultores de nosso município para ver e entender quem realmente precisa do apoio da gestão, e tenho também deixado de fora aqueles que a gente nota que não quer ter compromisso com a produção de sua área, mas quantos gestores têm feito isso? Muitos querem estadia, mas não querem ir ver de perto os problemas que os pequenos agricultores enfrentam. Então o projeto é bom, mas precisamos saber que o Pequeno Produtor ainda pode demorar muito a receber esse benefício", disse Arnaldo Lopes, prefeito de Mascote.
Após a apresentação no campo de produção, os técnicos informaram que os municípios do Consórcio CIMA poderão ter uma base de informação composta de Técnicos para auxiliar os produtores na produção.
Ainda foi servido um delicioso almoço para os participantes.
0 Comments:
Postar um comentário