MASCOTE REALIZOU IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA COM A PRESENÇA DA "MESTRA LAINHA" REPRESENTANTE TERRITORIAL DO LITORAL SUL DA CULTURA DO ESTADO
Por: Robert Silva
Publicado: 27 de Outubro, 2023
Fotos/Créditos: Robert Silva
A Secretaria Municipal de Cultura do município de Mascote, realizou na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. O evento aconteceu no Auditório Luiz Eduardo Magalhães, na Escola Municipal Manoel Santos Andrade, no distrito de São João do Paraíso e contou com as presenças de artistas, articuladores culturais, representantes do Poder Legislativo, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Polícia Militar, Secretários, alunos do CERG e comunidade em geral.
As Sapequinhas, O grupo de Dança Black Dance e um grupo de alunos realizaram apresentações culturais que abrilhataram o evento, na abertura da Conferência.
A Secretária de Cultura, Monique Carvalho, leu o regimento e detalhou sobre a importância da realização da Conferência para o município. "A Conferência Municipal de Cultura é um passo muito importante para nós dialogarmos com todas e todos que participam da cultura enquanto Agentes Culturais, Produtores Culturais, coletivos e Trabalhadores da Cultura, desde quem frequenta equipamentos culturais até quem produz cultura na ponta. É um momento de discutirmos e debatermos como a gente quer que sejam aplicadas as verbas destinadas para a área. Por isso é um momento mais que importante!", finalizou.
O evento teve a presença de Janete Lainha Coelho "Mestra Lainha" (RTC - Representante Territorial da Cultura), que falou sobre a necessidade de um olhar mais amplo para a cultura local, questionou a funcionalidade de alguns equipamentos importantes e pontuou o apoio da gestão atual no que diz respeito a certificação dos Pontos de Cultura e a Política de Editais que auxiliam de forma significativa no fomento a Cultura. "A cultura de nosso Estado é de uma riqueza inigualável, devemos explorá-la para que nossos artistas culturais não fiquem no anonimato", disse a Mestra.
A Conferência trouxe discussões a respeito de seis eixos, desenvolvidos a partir de palestras e painéis, cujos temas são:
Eixo 1: INSTITUCIONALIZAÇÃO, MARCOS LEGAIS E SISTEMA NACIONAL DE CULTURA;
EIXO 2: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL;
EIXO 3: IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA;
EIXO 4: DIVERSIDADE CULTURAL E TRANSVERSALIDADE DE GENÊRO, RAÇA E ACESSIBILIDADE NA POLÍTICA CULTURAL;
EIXO 5: ECONOMIA CRIATIVA, TRABALHO, RENDA E SUSTENTABILIDADE;
EIXO 6: DIREITO ÀS ARTES E LINGUAGENS DIGITAIS.
Ao final do evento, a Secretária Monique Carvalho, explicou o funcionamento do processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre União, Estado, Municípios e a sociedade.
Com uma participação maciça da comunidade, foram eleitos os delegados e suplentes que estarão representando o município na Conferência Estadual, levando as propostas que foram definidades através da Conferência Municipal.
0 Comments:
Postar um comentário